Move da Sony e o MotionPlus da Nintendo oferecem o mesmo tipo de jogabilidade, propondo que o jogador use um objeto em forma de bastão para representar algum objeto em um espaço tridimensional dentro do jogo. O Kinect da Microsoft é o único que integra ativamente voz, câmera e sensor para o corpo inteiro aos jogos e também ao uso do videogame.
Apesar de um lançamento cheio de jogos casuais, infantis, de festa e de exercícios — coisas que atraem mais o jogador casual —, é fácil imaginar esta tecnologia adaptada para melhorar qualquer tipo de jogo. Ou, melhor ainda, para criar experiências novas que não são possíveis em qualquer outro videogame, como no caso do Dance Central.
DANCE CENTRAL
Este é o Dance Central. É um jogo de dança, mas não um daqueles que te faz parecer um daqueles caras que chacoalham bastões para ajudar aviões a pousarem. Isso é algo que não se encontra nem nos arcades mais avançados da atualidade. O fato de você e os seus amigos ficarem ridículos enquanto jogam é só um bônus, assim como o potencial de aprender algumas habilidades aplicáveis no mundo real, como o "Dust-Off" e o "Keyboard Cat".
KINECT ADVENTURES
O aventureiro é uma raça de herói comumente encontrados em jogos de vídeo. Os bravos homens e mulheres que embarcam em missões para a fama, fortuna, ou a emoção do inexploradas podem ser encontrados em todo o cenário digital. Os jogadores que comprar o dispositivo da Microsoft Kinect - uma câmera que acompanha o corpo inteiro em tempo real - vai tornar-se instantaneamente aventureiros.
OPCIONAIS DO KINECT
Também é importante perceber como o Kinect contribui com a computação como um todo, tornando possível navegar pelo Xbox usando movimentos e voz.
A navegação por gestos consiste em mover um cursor na tela usando a sua mão no ar, segurando-a no lugar quando quiser selecionar algo. Funciona e tem boa precisão, mas o lado ruim é que as coisas ficam menos ágeis do que se você selecionasse tudo com o controle. A voz, por outro lado, funciona de modo praticamente perfeito em inglês, mesmo com a limitação de apenas poder falar comandos que estejam escritos na tela. Graças aos seus microfones direcionais, ele funciona muito bem mesmo que você esteja assistindo a um filme cheio de diálogos. Se eu tivesse que escolher entre voz e gestos, escolheria voz sempre que possível.